Fabricação árabe, blindagem e quase nove toneladas: veja detalhes dos novos blindados da polícia da Bahia
As quatro viaturas blindadas que serão destinadas às Polícias Civil e Militar da Bahia já saíram do Porto de Salvador. Imagens obtidas pelo Bnews mostram o momento em que os veículos são vistos sendo transportados por um caminhão.
Desenvolvido e fabricados pela International Armored Grou (IAG), dos Emirados Árabes Unidos, O Guardian APC, é um veículo blindado de transporte de tropas sobre rodas, com tração 4X4 e capacidade para transportar até dez policiais equipados em (de acordo com o fabricante). As viaturas possuem, também, um compartimento com proteção balística EN B7, capaz de suportar disparos de munições 7,62x51mm.
Possui um peso de cerca de 8,5 toneladas, que se desloca com um motor Ford Power Stroke V8 6,7 Litros, turbo diesel, com potência de 330 hp a 2.600 rpm e torque de 1118,55 Nn a 2.000 rpm, montado sobre um chassi Ford F-550 Super Duty LHD.
Os veículos foram comprados pelo Governo do Estado a pedido do titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner. Embora as viaturas estejam chegando em meio à expansão das facções na Bahia.