Em Salvador, Lula diz não ter inimigos e afirma viver melhor momento político da presidência
Em discurso em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não tem inimigos políticos e que vive o melhor momento de sua trajetória pública e do exercício da Presidência da República. Segundo ele, a atual fase é marcada pelo diálogo com parlamentares de diferentes partidos e por uma relação institucional mais ampla. “Eu não tenho inimigo. Só é meu inimigo quem quiser ser”, declarou.
Lula disse que mantém conversas frequentes com ministros e lideranças políticas, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a situação econômica do país. Para o presidente, o ambiente político atual tem permitido maior articulação e foco nas pautas de interesse nacional.
Ao comparar os cenários econômicos, Lula lembrou que deixou o governo, em 31 de dezembro de 2010, com crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, nos anos seguintes, o país não voltou a crescer acima de 3%. O presidente afirmou que o Brasil retomou esse patamar após seu retorno ao Planalto, em 2023. De acordo com Lula, o país cresceu acima de 3% em 2024 e 2025 e deve manter o ritmo em 2026, o que, segundo ele, reflete a recuperação econômica e a estabilidade política do atual governo.
A declaração aconteceu durante participação do presidente Lula nesta sexta-feira (6), em Salvador, na cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), de Unidade Odontológicas Móveis (UOM), equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipamentos cirúrgicos, no âmbito do Novo PAC Saúde, para a Bahia.
