“Prejuízo vai ser grande”: SMT prepara apreensão de bicicletas motorizadas em Feira
Superintendente da SMT, Ricardo Cunha, alerta que veículos causam desordem no trânsito e barulho
As ruas de Feira de Santana devem passar por uma fiscalização rigorosa contra as bicicletas motorizadas a partir de 2026. Em entrevista ao repórter Denivaldo Costa (Rádio Subaé), o Superintendente Municipal de Trânsito (SMT), Ricardo Cunha, confirmou que o órgão se prepara para realizar a remoção desses veículos, que têm gerado reclamações constantes por conta do barulho e do desrespeito às leis de trânsito.
Segundo Cunha, a situação atual é de indefinição técnica, uma vez que muitos desses veículos possuem adaptações que dificultam a classificação entre bicicleta comum ou ciclomotor. “A gente nem consegue definir que tipo de veículo é. Faremos a remoção para identificar que motor é esse e como está sendo colocado”, afirmou o superintendente.
A principal preocupação da SMT recai sobre a segurança viária. Ricardo Cunha destacou que os condutores frequentemente circulam na contramão e em vias proibidas, além de não possuírem treinamento adequado para para interagir com os outros atores do tCunha fez um apelo direto às famílias para que não comprem esse tipo de veículo para os filhos, antecipando que o prejuízo financeiro com as apreensões será grande.
Apesar da intenção de iniciar as apreensões, a SMT enfrenta um desafio logístico. O superintendente explicou que não deseja enviar as bicicletas para o pátio particular conveniado para evitar que o custo de retirada seja excessivo ou que os proprietários tenham dificuldades burocráticas para reaver o bem.
“Estou elaborando um de depósito na própria SMT. Se eu recolher e entregar no pátio particular, as pessoas vão ter uma dificuldade enorme para coletar de volta”, explicou Cunha. Ele reforçou que, caso o motor seja retirado pelo proprietário, o veículo volta a ser uma bicicleta comum e deixa de ser alvo da fiscalização restritiva.
A operação deve contar com o apoio do Pelotão Asa Branca, que também manifestou interesse em atuar na regulamentação desses veículos na cidade. Enquanto o depósito oficial não é finalizado, a orientação da SMT é clara: os veículos motorizados devem parar de circular no modelo atual para evitar a remoção forçada.
Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa- foto reprodução ilustração observatório das bicicletasrânsito
