Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Árvore de Natal pode virar tocha em segundos; Cabo do Corpo de Bombeiros, ensina como prevenir tragédias

 


Alerta para Riscos com Decorações e Sobrecarga

As luzes coloridas e as árvores imponentes trazem o espírito natalino para os lares, mas, se instaladas sem os devidos cuidados, podem transformar a celebração em tragédia. Em entrevista, o Cabo João Lucas, do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, traz orientações vitais para evitar incêndios e garantir a segurança da família e do patrimônio durante as festas de fim de ano.

O principal alerta do Cabo João Lucas começa pela própria árvore. “O material da árvore em si já é um material combustível, pois é feito de polímero (plástico). Isso favorece muito a propagação rápida das chamas”, explica.

Segundo o militar, a combinação de materiais inflamáveis com componentes elétricos exige atenção redobrada em quatro pontos fundamentais:

A sobrecarga em tomadas é uma das principais causas de curto-circuito. Ligar vários cordões de luz em uma única saída de energia é um risco iminente.

Pisca-piscas instalados em áreas externas (fachadas ou jardins) devem ser próprios para isso. A exposição ao sol, chuva e variações de temperatura danifica o isolamento dos fios, causando acidentes.