Feira de Santana: Polícia Civil deflagra Operação Erva Daninha contra integrantes de organização criminosa

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (27) a Operação Erva Daninha em Feira de Santana, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular a atuação de facções criminosas ligadas a execuções na cidade. As ações foram concentradas em bairros estratégicos de atuação do crime organizado, como a Chácara São Cosme, Favela do Horto (localizada no centro), Pela Porco e Jardim Acácia.
A operação, que mobilizou cerca de 130 agentes, foi coordenada pela 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana (1ª DT) e contou com um forte aparato de segurança, incluindo diversas unidades da Polícia Civil (DAI, 2ª DT, DH, DRFR, 3ª DT, DTE, 1ª Coorpin e CORE), além do apoio da Polícia Militar (Rondesp Leste) e da Guarda Municipal de Feira de Santana. O suporte operacional incluiu o uso de drones e a presença de equipes do CORE de Salvador com cães farejadores.
De acordo com o Delegado João Rodrigo Uzzum, a Operação Erva Daninha é fruto de uma investigação iniciada após uma tentativa de homicídio ocorrida no bairro Chácara São Cosme em junho deste ano. A vítima, um jovem faccionado, foi alvejada com cerca de dez tiros após desentendimentos internos e uma ordem de execução da própria facção.

A investigação subsequente levou à identificação dos executores e de outros 11 endereços ligados a indivíduos que atuavam no esquema de tráfico, exercendo funções como “guarda de armas” e “guarda de drogas”. A facção visada é o Bonde do Maluco, que, segundo o delegado, tem atuação em diversas áreas de Feira de Santana, incluindo a Praça da Matriz e o Feiraguay

Entre as apreensões e prisões, destacam-se:
01 prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Apreensão de um menor infrator portando uma pistola e 54 papelotes de entorpecentes. O menor foi autuado por ato infracional.
Apreensão de armas, drogas, munição, e dinheiro.
O Delegado Uzzum classificou a Operação Erva Daninha como “muito exitosa”, destacando que as apreensões fornecem elementos de prova cruciais para os inquéritos em andamento, que buscam desmantelar as ações delituosas das facções responsáveis pelo tráfico e pelas ordens de execução na cidade.
Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e fotos Polícia Civil