Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

marcaram evento da BCS Bairro da Paz


PMBA 200 ANOS




Exposição de  arte apresentação  musical e desfile 

 de moda sustentável marcaram o evento realizado na tarde desta sexta-feira (25/07) ao representar parte dos projetos de inclusão social promovidos pela 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz, em parceria com os moradores da localidade.

Quem visitou a Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, em Itapuã, teve a oportunidade de assistir ao desfile de moda da estilista Maria Gama, que costurou as peças com os uniformes inservíveis da Polícia Militar, como um dos resultados do projeto Pró Recicla, que há seis anos transforma a realidade de costureiras que passaram a gerar a própria renda ao transformar fardas em desuso em roupas e artesanato.

“Muitas pessoas querem, mas não têm essa oportunidade e poder proporcioná-la a outras pessoas é gratificante, assim como é ainda mais transmitir o conhecimento que temos”, destacou Tiago da Conceição, filho de Maria Gama. “É, inclusive, uma terapia para quem precisa, para uma pessoa que quer sair da depressão, por exemplo”, pontuou o jovem.

Os tecidos das fardas também ganharam forma de telas como resultado da parceria da PM com a artista plástica Eneida Tosta, que orientou os alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) a montarem uma exposição com pinturas que ilustraram o conteúdo absorvido durante o curso.

“Essa é uma ação de integração comunitária com o objetivo de valorizar a cultura local com vistas à promoção da sustentabilidade por meio da criatividade”, ressaltou Eneida. “As artes são vieses de oportunidades de trabalho, emprego e renda, além de sustentabilidade e promoção social”, refletiu a artista.

O evento foi embalado com a apresentação do percussionista soldado Moraes, professor do projeto de música Primeiro Som da BCS Bairro da Paz, que ministra aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes e já alcançou mais de 800 pessoas. O militar, que é cadeirante, tem mostrado a importância da inclusão social de pessoas com deficiência, do combate ao capacitismo e da valorização da diversidade para a construção de uma sociedade mais justa.

“Hoje é um dia de festa. Reunimos tudo que temos voltado às artes na Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz, que tem um foco muito forte nos projetos sociais desde a inauguração. Além dos policiais que desenvolvem projetos, agentes do portal do voluntariado e pessoas da comunidade potencializam essas ações”, destacou o major Albert.