Com câncer na língua, paciente não consegue marcar cirurgia, devido a bloqueio na Regulação
Foto ilustração de leitos
Um cidadão feirense, de 41 anos, morador do bairro Viveiros, está precisando urgentemente fazer uma cirurgia. No entanto, um bloqueio na Regulação do Estado está impedindo que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde inclua o paciente no sistema. A reclamação foi feita pelo vereador Lulinha da Gente (UB), na sessão desta quarta-feira (16), na Câmara. Diagnosticado com câncer na língua, segundo informou o parlamentar, o doente realizou todos os exames necessários e já esteve na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom).
“Ele está desesperado. Inclusive, me mandou um áudio chorando e pedindo ajuda, pois depende apenas de ser colocado na regulação para fazer o procedimento cirúrgico”, disse o vereador.
Lulinha apelou para que o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, adotem providências para solucionar o bloqueio. “Já falei deste caso com o secretário Municipal, Rodrigo Matos, mas a resposta é que não está regulando, devido este sistema que único para marcação e regulação”, afirmou.
O paciente foi orientado a procurar ajuda de órgãos competentes, uma vez que a Unacom precisa que ele esteja regulado para fazer a cirurgia. Ao procurar a Central de Regulação, a informação é de que não consegue regulá-lo porque o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) bloqueou o sistema. “Ele sofre com um tumor na língua. Governador, por favor, olhe este caso”, apelou Lulinha.
Com informações da Secom- foto ilustração: Mateus Pereira/GOVBA