PlatôBR: Planalto aprova entrevista e quer que Lula fale mais com jornalistas
A avaliação do Palácio do Planalto sobre a primeira entrevista coletiva do presidente Lula sob a gestão do novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Sidônio Palmeira, nesta quinta-feira, 30, foi bastante positiva.
Lula também gostou do resultado e anunciou que dará mais entrevistas a partir de agora, repetindo o modelo adotado agora, por orientação de Sidônio.O presidente desceu para falar com os jornalistas no térreo do Palácio do Planalto. Em uma postagem no Instagram, que pouco depois foi apagada de seu perfil oficial, Lula registrou que foi dia de conversar com os jornalistas, “o primeiro encontro de 2025, o primeiro de muitos que virão”. Ele afirmou ainda ter sido “um ótimo momento para falar sobre o que temos feito e o que ainda faremos pelo nosso Brasil”.
Durante a entrevista, Lula deu o tom da nova orientação: quer falar, ele próprio, com os jornalistas, o que seria melhor do que assistir informações do governo circularem por intermédio de interlocutores próximos. “Eu vou tentar fazer isso mais vezes. Porque se tem uma coisa que me irrita é sair noticia da boca do presidente quando ele não falou, e foi interpretação. Então, se vocês tiverem de fazer julgamento do presidente, façam depois de ouvir o presidente”, afirmou.O presidente, seguindo as recomendações do ministro Sidônio, falará bem mais com os repórteres que acompanham suas atividades no Palácio do Planalto. Irá promover mais cafés da manhã com jornalistas e também ampliar as suas viagens pelo país.
Nessas viagens, serão programadas entrevistas a veículos de comunicação locais, principalmente emissoras de rádio. Essas conversas, às vezes longas e em emissoras de rádios do interior do país, agradam sempre ao presidente.