Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Ex-catador de latinha pernambucano vence dificuldades e entra para Harvard

Ciswal Santos é um ex-catador de latinha e professor pernambucano que vai realizar o sonho de muita gente no próximo ano: estudar na Universidade de Harvard. O rapaz, que se mudou para o Ceará aos 12 anos, encontrou na educação uma oportunidade de mudar a sua vida e da família.
“Eu sempre quis dar um padrão de vida confortável para minha mãe. Quando ingressei na faculdade, o que sentia mais dificuldade era a questão de não ter como comprar os materiais”, contou Ciswal, que ingressará no curso de Ciências da Computação.
De acordo com publicação do Yahoo, o professor relatou que sua mãe trabalhava como faxineira, na época, o que dificultava em ajudar o filho. “Ela tinha que decidir entre comer e comprar o material e muita as vezes tinha que optar pela comida. Eu tive que buscar alguma forma de conseguir dinheiro”, completou.
Em meio a este contexto de dificuldade, Ciswal tomou a decisão de começar a juntar latinhas de alumínio para custear seus estudos. “Eu passava nos bares a noite pegando e vendia em sucata em troca de dinheiro”, conta. Com bastante esforço, o rapaz conseguiu se formar em eletroeletrônica na Faculdade de Cariri e logo depois em física pela Universidade Federal do Ceará.
No processo para entrar em uma das melhores universidades do mundo, Ciswal conta que foi submetido a diversos testes “bem criteriosos” e que não tinha esperanças em ser aprovado no programa de Harvard.”Quando recebi a mensagem foi uma loucura. Fiquei entusiasmado demais, inclusive quando apresentei meu projeto a eles”, explica.
O projeto apresentado tem como objetivo principal levar água e luz para os moradores do semiárido nordestino, no qual Ciswal mostra que conseguiu baratear o programa, reduzindo o custo para meno de R$ 1 mil. “Consegui transpor o projeto da sonda Mars Curiosity para uma residência pequena de quatro pessoas”, explica.