Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Experiência da FATRES é modelo para Organizações que irão executar tecnologias de acesso a água no Estado do Maranhão







Entre os dias 30 e 31 de maio, representantes do Governo e de Organizações Sociais do Estado do Maranhão e da Bahia, estiveram visitando a FATRES para conhecer a experiência da Organização no processo de execução de projetos para implementação de tecnologias sociais de armazenamento de água para o consumo humano no Território do Sisal.
O objetivo principal do intercâmbio foi conhecer a experiência e o modelo de execução e implementação de tecnologias sociais de armazenamento de água nas escolas do campo. Estiveram visitando a FATRES, o Instituto Nacional de Administração Projetos e Estudos Municipais (INAPEM) do Maranhão, a organização Nordeste Digital, da região metropolitana de Salvador e Organização Filhos do Mundo, do Território Vale do Jiquiriçá. As organizações irão executar o projeto de implementação de Tecnologias nas escolas do campo, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão.
O Assessor do Gabinete da secretaria, Eder Miranda, afirmou que levará do Território do Sisal, uma boa experiência para os maranhenses atendidos e serão melhor orientados sobre a preservação e valorização dessa política pública. “O nosso trabalho ligado a secretaria não é diferente daqui ela é pensada em parceria com organizações sociais, não enxergamos uma forma de levar políticas públicas para a população se não tivermos essa parceria com as organizações porque são elas que estão no dia a dia com as famílias e ouvem as suas demandas”. Afirmou Eder.
Durante o intercâmbio os visitantes conheceram o processo de execução administrativo, político-pedagógico da FATRES e visitaram in loco escolas contempladas e as práticas desenvolvidas com a tecnologia.
Na Escola Esmeraldo Carvalho Pinheiro, da comunidade de Traíra I, em Lamarão, a cisterna tem garantido a frequência permanente dos alunos, depois da cisterna não falta água para beber e preparar a merenda escolar.
A representante do INAPEM, Lilian Karine Nogueira Andrade, destacou o trabalho da FATRES não apenas no direcionamento do processo de construção como também metodológico, “nós do INAPEM ainda não temos experiência com as cisternas escolares, já trabalhamos com tecnologias de produção, mas a cisterna escolar será a nossa primeira experiência, a gente ver que a FATRES executa o trabalho com muita organização e seriedade, preza pelo respeito as famílias, aos agricultores/as, as escolas do meio rural, parabenizo”. Afirmou Lilian.
O INAPEM vai executar a implementação de tecnologias sociais de acesso a água para escolas do campo em 37 municípios de 04 Territórios no Estado do Maranhão.

Texto e Fotos: ASCOM FATRES