Governo volta atrás e obrigatoriedade de airbag e ABS em 2014 deve ser mantida

Ministro da Fazenda ainda tenta adiar prazo (Foto: Divulgação)
Depois da
polêmica criada na semana passada, a tendência da presidente Dilma
Rousseff é manter a regra atual que obriga as montadoras a equipar todos
carros novos, em 2014, com airbag frontal duplo e freios ABS. O
ministro Guido Mantega (Fazenda) ainda tenta convencer a chefe a adiar o
prazo de entrada em vigor da medida, mas já trabalha com um plano B
caso Dilma mantenha o cronograma: irá propor redução de tributos que
incidem sobre os equipamentos de segurança como forma de evitar
demissões no setor e aumento no preço dos carros, o que elevaria a
inflação. Enquanto Mantega usa argumentos econômicos na defesa de sua
proposta, o Ministério das Cidades dá mais importância à questão da
segurança no trânsito. Sustenta ainda que as montadoras tiveram tempo
para se adaptar, já que a norma foi decidida em 2009 pelo Contran
(Conselho Nacional do Trânsito), órgão vinculado à pasta. (Folha)